MOSCAS VOLANTES (FLOATERS)

No dia a dia do consultório é muito comum os pacientes se queixarem de estar vendo pequenas manchas ou “nuvens” passando pela frente da visão. Essas queixas, na maioria das vezes não atrapalham a leitura, mas incomodam bastante e geram ansiedade nos pacientes.

Devo me preocupar com isso?

A descrição acima se relaciona as “moscas volantes” ou Floaters. Essas manchas podem ter diferentes formas, como pontos translúcidos ou escuros, linhas em formato de “teias de aranha” ou uma “nuvem” passando na frente da visão. Geralmente são percebidos em ambientes mais iluminados e quando olhamos para uma superfície clara e lisa (por exemplo, olhando para a parede ou para o céu).

Os floaters são aglomerados de células que estão flutuando no humor vítreo (um gel transparente que preenche a parte posterior dos nossos olhos). O que percebemos na verdade é a sombra destas opacidades projetadas em nossa retina.

Eles podem aparecer em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. O que acontece com a idade, é que o humor vítreo, que é uma matriz de proteínas bem densa e transparente, começa a ficar com uma consistência mais liquida. Esse processo se chama sinérese vítrea e acontece com todo mundo. Ao longo do tempo, o vítreo mais liquefeito, começa a se soltar da parede posterior do olho (retina) e pode ocorrer acúmulo de alguns pigmentos ou filamentos no vítreo. Progressivamente, o vítreo se desgrudar da retina em um processo chamado Descolamento do Vítreo Posterior.

Eu senti Flashes de luz em meu olho. O que são?

O processo do descolamento do vítreo posterior acontece com todos, mas eventualmente, em algumas pessoas, existe uma adesão anormal do vítreo em alguns pontos da retina. No processo de descolamento vítreo o paciente pode apresentar por exemplo sintomas de fotopsias. Este sintoma se refere a percepção de flashes luminosos (parecidos com relâmpagos, ou flashes fotográficos) e corresponde ao estímulo sofrido pela tração que o vítreo exerce em algum ponto da retina. Durante o processo de descolamento do vítreo posterior, o paciente pode apresentar sintomas por alguns dias ou até meses.

Com o que devo me preocupar?

Algumas pessoas têm adesão vítrea anormal e/ou degenerações periféricas na retina. Com isso, a retina tende a sobre roturas com maior facilidade durante o processo do descolamento vítreo. Uma eventual rotura retiniana pode evoluir com descolamento de retina se não tratado com urgência. Por isso é tão importante dilatar a pupila e examinar o fundo de olho quando temos moscas volantes e flashes de luz.

Através de um exame cuidadoso, podemos afastar ou tratar precocemente com laser, roturas, degenerações ou quadro iniciais de descolamento de retina evitando a progressão da doença e piora da visão.

OutrasÁreas de Atuação