Buraco Macular
A mácula é uma estrutura posicionada no centro da retina e possui células denominadas cones, fotorreceptores fundamentais para enxergarmos com clareza e definição. Ela é responsável por nossa visão central e portanto fundamental na leitura ou outras atividades que envolvem o foco visual.
O buraco macular é uma doença que atinge a parte central da mácula, formando um buraco que reduz a acuidade visual central. Como consequência, o paciente perde a visão central e não consegue enxergar a frente, o que prejudica muito sua qualidade de vida e a leitura. A visão periférica é preservada, mas isso não garante uma boa visibilidade para o paciente, reduzindo de forma significativa sua acuidade visual.
A doença pode ser causada por traumas, uveítes ou miopia, mas na maioria das vezes ocorre espontaneamente devido a um processo de descolamento do vítreo posterior anormal. Com a idade, o vítreo fica mais liquefeito e a ganha mais mobilidade dentro do globo ocular, e tende a descolar da retina. Algumas pessoas apresentam adesão anormal do vítreo na região macular e a tração do vítreo pode causar o buraco de macula.
O tratamento é feito através da cirurgia de Vitrectomia, muitas vezes associada a injeção de um gás intraocular no final da cirurgia. A cirurgia tem excelentes resultados anatômicos e funcionais e na maioria das vezes o buraco é fechado e a visão central melhora. Porém, o tempo de doença e o tamanho do buraco macular são fatores que podem influenciar no resultado cirúrgico.