OCLUSÕES VENOSAS DA RETINA
O que é?
A oclusão venosa retiniana ocorre quando o fluxo de sangue da veia central da retina ou de um ramo dela está bloqueado ou parcialmente bloqueado.Tem como principais fatores de risco hipertensão arterial, diabetes e glaucoma, e pode levar a edema macular, isquemia retiniana e glaucoma secundário.
Sinais e Sintomas
– Embaçamento visual súbito
– Defeitos de campo visual
– Hemorragias intrarretinianas
Tratamento
– Injeções intraoculares de Anti – Angiogênicos ou Esteróides
– Laser
– Cirurgia em casos avançados (hemorragias vítreas, membranas epirretinianas ou descolamento de retina tracional)
Prevenção
Controle adequado de pressão arterial, diabetes e glaucoma.
OutrasÁreas de Atuação
Tratamento da Membrana Epirretiniana
A Membrana Epirretiniana é uma das doenças oculares que podem afetar a visão central. Costuma ocorrer espontaneamente em idosos.
Buraco Macular
O buraco macular é uma doença que atinge a mácula, formando um buraco que reduz a acuidade visual central.
Hemorragia Vítrea
A Hemorragia Vítrea ocorre quando há sangue na cavidade vítrea ocular, quando isso ocorre a pessoa apresenta redução na visão.
Cirurgia de Catarata
Procedimento para remover o cristalino opaco em pacientes com catarata, muitas vezes, substituindo-o por uma lente intraocular.
DMRI
Relacionada a uma deterioração da porção central da retina, principal causa da perda de visão em pacientes acima de 50 anos.
Retinopatia Diabética
A Retinopatia Diabética ocorre quando os níveis elevados de açúcar no sangue causam danos aos vasos sanguíneos da retina.
Vitrectomia
Tipo de cirurgia ocular para tratar diversas doenças da retina e do vítreo. Nela, o vítreo é removido e substituído por outra solução.
Descolamento de Retina
Quando a retina se separa da parede posterior do olho, o que ocasiona um processo de degeneração que pode levar à perda da visão.